Foto: Reprodução
Cardeal-do-Nordeste com o nome cientifico "Paroara" é um tipico e bonito pássaro da região de Macaúbas que esta sendo ameaçado de extinção nos últimos anos, por conta da caça ilegal, desaparecimentos, por pessoas apreenderem de forma ilegal em cativeiros ou pegarem para vender no exterior.
O pássaro possui a plumagem de cabeça vermelha, curta e ereta na cabeça do macho. Suas partes superiores cinzentas, exceto o dorso anterior, que é composto de penas negras no ápice e brancas na base, sobre um conjunto de aspecto escamoso de negro e branco. Seu dorso posterior e coberteiras superiores das asas possui algumas manchas negras. Suas maxilas são anegradas e mandíbula cinzenta-clara.O macho possui o vermelho da cabeça mais escuro do que o da fêmea, medindo cerca de 17,2 centímetro. Gosta de habitar mata baixa rala e bem ensolarada, como na Caatinga, sendo um dos pássaros mais típicos da região nordeste, com uma alimentação granívoro com adaptação para consumo de sementes muito amargas em padrões humanos e frutos da região nordeste como por exemplo seringueira e cajú. A sua semente predileta é gramínea.
Fonte: http://i.ytimg.com/vi/ksd0azmy69M/hqdefault.jpg
Postado por: Luan Mateus
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstá ave representa dentro de Macaúbas um das diversas belezas do município rural, ele esta presente em vários biomas, aqui está presente no cerrado, onde estão sendo ameaçados por pessoas que usufruem das suas penas para objetos artesanais e beleza, sua carne sendo alvo de alimento para muitas casas, isso com o aprendimento ilegal, causando o sumiço, não só do Cardeal, mas de variadas aves que passam por alvo humano. O alimento nem tão pouco influencia por aqui, pois a pedaços de área verde em todo lugar, mesmo com a seca podem encontram seu próprio alimento. Para a preservação desta ave é necessário uma vigilância nos municípios rurais, onde tem toda a ilegalidade presente, dando inicio a reconstrução destas aves na natureza.
ResponderExcluir