quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Algarobeira (algaroba)

                        
Foto: Douglas Almeida


    A algarobeira é uma espécie vegetal arbórea da família Fabaceae (leguminosae), subfamília Mimosodae. É conhecida também pelos nomes algaroba ou algarobo.
      Mas essa planta é invasora chegou ao Nordeste por meio de politicas publicas erronias no passado. Essa planta ao ser natural de zonas tropicais áridas, que não chegam a alcançar índices de 100 mm adaptou se bem à caatinga e o cerado. O seu crescimento vertiginoso se deu devido à pequena exigência em água, capacidade de se desenvolver em solos de baixa fertilidade e de condições físicas imprestáveis a outras culturas, ganhou a alcunha no meio rural nordestino, de "planta mágica", e por não possui inimigos naturais.
   Os sertanejos encontraram na árvore uma boa fonte para a produção de lenha e forragem para os animais. Seus frutos em forma de vagens achatadas que mede cerca de 20 cm são comestíveis tanto para animas e humanos, com alto teor de sacarose. Rica em proteínas capazes de alimentar e desenvolver tecidos gerando um crescimento, além de conter açúcares, gordura, vitaminas, sais minerais, e apresentam um bom índice de digestibilidade. 

Postado por: Douglas B. de Almeida

2 comentários:

  1. Foi um texto bem resumido, porém falando apenas da planta. Como está se referindo a sua cidade, deveria ter todo o contexto buscando mais sua importância para população, como ela é vista e de que modo é utilizada. Sendo uma grande referência para aqueles que buscam obter pesquisas da sua região. Pois alguns sites não nos visam tanta informação.

    ResponderExcluir
  2. Na região de Boquira ela usa como fonte lenha para as famílis que ainda consinha com folga a lenha e de alimentos para os animais na epoca da seca.
    Douglas B. de Almeida

    ResponderExcluir