|
Foto: Alessandra e Eliane |
A cidade de Macaúbas, juntamente com suas comunidades, vem sofrendo com a degradação da fauna e flora regional. Com isso, muitas espécies de plantas e animais estão em risco de extinção. Segundo a secretária de Meio Ambiente da cidade, os principais fatores para a redução de seres vivos na região são: pesca criminosa, sobrepesca, desmatamento ciliar, destruição de lagoas e nascentes e poluição das águas.
As ações humanas cometidas contra a cobertura vegetal e a caça incessante promovida pelos habitantes causa desequilíbrio ambientais. A insistência no desmatamento das margens dos cursos d' água vem afetando de forma negativa a vida dos peixes fluviais, sobretudo pela destruição das áreas de alimentação, reprodução e refúgio desses animais. Além de contribuir para a instabilidade das margens que ficam sujeitas ao desgaste pela erosão, bem como a resultante perturbação físico-química do meio.
Os recursos hídricos da região também estão seriamente prejudicados pela destruição da mata ciliar, assim como pela poluição das águas. E como foi dito anteriormente, os animais como por exemplo os peixes são prejudicados com a degradação das águas, pois é neste ecossistema que vivem e desovam muitos de suas espécies.
Outro fato que já pode ser observado na região de Macaúbas é a presença de árvores atacadas pelos cupins. Esse cupinzeiro tanto são arborícolas quanto são terrestre.
A abundância desses invertebrados na região está ligada a ausência ou redução de seus predadores naturais. Entre eles estão o tamanduás, tanto o bandeira quanto o mirim. O primeiro já não é observado na região há muito tempo.
Diante dos fatos vistos, é necessário que a fauna e a flora regional sejam protegidas contra o uso indiscriminado de seus recursos, bem como de tudo que possa colocar em risco a biodiversidade da região.
ALESSANDRA FIGUEIREDO e ELIANE BARBOSA
Excelente o texto!!
ResponderExcluirE para complementar, é de grande importância a conscientização dos seres humanos que vivem, não só na região de Macaúbas, mas sim, por todo o mundo, pois se não haver grandes mudanças haverá consequências piores do que citadas no texto.
Resaltando que, somos nós que intoxicamos os mananciais e o solo com substâncias químicas e resíduos sólidos. E poluídos o ar, com a fumaça, poeira e gases tóxicos, que agravam o efeito estufa. Afinal, é necessário mudanças no modo de vida.
Keisy Nattana Carvalho Silva
Formidável o texto!!
ResponderExcluirE para resumir, é muito frequente as queimadas do ambiente de Macaúbas, que consequentemente causa a diminuição da fauna e da flora, ou seja, é praticada pela ação humana como também pelo calor do sol. Sobre a questão dos peixes, que muito tem se discutido sobre o desaparecimento, no entanto, a poluição de rios e lagos são muito prejudiciais..
LUAN MATEUS SILVA RÊGO
Um exemplo dessas degradações em Macaúbas é a Nascente da Cachoeira, onde seu potencial hídrico para a retirada de água está em processo avançado de degradação, usado pelas pessoas como local de banho, onde a partir daí há descartes de lixo, sendo o principal fator desta poluição, pois o local está bastante degradado, tanto no entorno da nascente, quanto nas margens do córrego. E esta água que agora está poluída, é captada para abastecer lugares próximos rurais, principalmente o Município de Curral Velho, lugar onde passa por momentos de seca por falta desta água. A população juntamente com os apoios deveriam transformar o local em replantios da vegetação desmatada, tendo também uma fiscalização para punir os irresponsáveis que faz mal uso e descartes poluentes neste riacho.
ResponderExcluirTexto muito bem explicado! Não há nem muito o que falar a respeito, pois sabemos que não é de hoje que o homem interfere no meio ambiente sem se preocupar com as consequências dos seus atos impensados. Podemos citar por exemplo, as épocas próximas as chuvas , onde os donos de roças costumam queimá-las para preparação da terra. O que eles talvez não saibam, (ou sabem mas não se importam) é que essas queimadas podem tornar o solo infértil, levar a extinção de animais, que sem ter pra onde ir morrem queimados, a poluição da atmosfera, e não raro são as vezes em que esse fogo atinge as nascentes de água, provocando a poluição da mesma ou pior, o secamento desses mananciais.
ResponderExcluirYasmim Ramos