quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Uma Caatinga de Cerrado e Mata Atlântica.

Embora o domínio morfoclimatico dos municípios de Macaúbas e Boquira seja a caatinga, observa- se que há também nessas duas regiões mencionadas a presença de espécies vegetais típicas do cerrado e da Mata Atlântica. A aroeira, por exemplo, é uma arvore encontrada com muita mais facilidade no ultimo bioma, porém isso não impediu a sua adaptação ao clima semiárido característico de grande parcela do território nordestino. 


No entanto, outras plantas de médio porte, como o buritizeiro e o pequeiro; heterogêneas à vegetação da caatinga, são encontradas apenas em alguns pequenos do município de Boquira. Esta localização precisa se deve principalmente ao habitat das espécies em analise, uma vez que elas são encontradas em cerras e isso revela uma certa influencia da altitude para o seu estabelecimento em um determinado ambiente. 

Pequiseiro.
(http://www.centraldocerrado.org.br/blog/wp-content/uploads/2008/04/pequizeiro.jpg)
Postado por: Oyran Alcântara

3 comentários:

  1. Lembrando que o pequi é de grande importância para as populações agroextrativistas e também para as economias locais. Muito utilizado na culinária regional em deliciosos pratos como o arroz com pequi, temperos em conserva como matéria- prima. E é importante ressaltar que sua polpa tem o dobro de vitamina C de uma laranja e é rico em vitaminas A, E e carotenóides.

    Keisy Nattana Carvalho Silva.

    ResponderExcluir
  2. Como já foi citado no comentário acima o Pequi é de suma importância para a população Boquirense e Macaubense que se sustentam com a venda desse fruto nas feiras locais. Em épocas de abundância é muito procurado por pessoas de outros estados que passam suas férias nessas pequenas cidades e principalmente, é levado em estoque pelos nativos que aqui nasceram mas residem em outros lugares.

    Yasmim Ramos

    ResponderExcluir
  3. O Pequi além das suas riquezas, fontes de vitaminas e usado na matéria- prima, também é uma planta medicinal para diversos moradores. Segundo a população o óleo da polpa é extraída para a cura de muitas doenças como: Gripes, resfriados, bronquite, para o controle de tumores e a regulação do ciclo menstrual feminino. Apreciado como a resolução dessas doenças. Suas cascas não podem ser usadas, pois é toxica, podendo matar peixes. Mas seus frutos além de gostosos e vitaminoso, dentro do seu caroço entre os espinhos, tem uma massa branca, chamada de castanha, que é também um alimento, e muito gostoso, sempre tomando cuidado com os espinhos, pois eles causam inchaços no lugar e é muito difícil de ser retirado. Para retirada das castanhas é necessário deixar os caroços dois dias expostos ao sol, para que seque e assim podendo retira-los para sua alimentação.

    ResponderExcluir