quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Fauna e Flora

   A população brasileira da espécie de aves da região de Boquira, tem como a redução de vários pássaros entre eles, o papagaio, zabelê, canário amarelo o asa branca, entre outros, que são encontrados em números reduzidos. O desmatamento e a fumaça lançada por veículos e indústrias saturam a atmosfera de dióxido de carbono, um dos gases que agravam o efeito estufa. Sendo assim, ainda existe um número muito pequeno em locais semiárido, como mostra no vídeo que foi elaborado na nascente de Boquira. Mas, onde essas espécies vão se acomodar? Como os pássaros vão sobreviver? Quando esse pesadelo aos olhos daqueles vai acabar? Onde está o senso de consciência do ser humano?
Enfim, são inúmeras perguntas que "ficam no ar" por consequência da ignorância do homem.
Lembrando que a poluição do ar, da água e do solo compromete não apenas a fauna da região, mas também o equilíbrio de todo o planeta!




Postado por: Keisy Nattana

4 comentários:

  1. Realmente, são vestígios de perguntas até dos próprios homens, que praticam conforme sua ignorância, mas não tem em mente que o errado é ele, culpado assim outros que juntamente com ele está destruindo os animais da natureza. São inúmeras decorrências, diante de fatores tão desfavoráveis, citando o papagaio que está em extinção, não só em Boquira, mas em Macaúbas também, ele requer ar livre, o que com a captura ilegal não lhes proporcionam isso, pois suas capturas são prendendo em gaiolas, mas ao mesmo tempo maltratando, pois se pensarmos nós seres humanos ficássemos presos em uma gaiola, iriamos sentir na pele a verdadeira realidade desses bichinhos. O seu alimento está contando muito para seu sumiço pois estamos em um período de seca, onde não se encontram sua alimentação, assim migrando para lugares que tendem sinal sobrevivência. É uma ave como exemplo de um todo, não só ela sofrendo todo impacto do homem, e sim as várias espécies que vivem a céu aberto.

    ResponderExcluir
  2. Não é de hoje que o homem vem destruindo o planeta. São inumeras as acões impensadas que acabam por destruir não só a beleza de nossa cidade mas também acabam por interferir na vida de muitos animais que não existem mais por aqui, como o papagaio zabelê e o canário amarelo citados no texto.Cabe a nós humanos considerados seres racionais prestarmos atenção e refletir sobre o que estamos fazendo com o nosso ambiente, é de urgência que se acabe com o desmatamento, as queimadase caça ilegal de aves.

    Yasmim Ramos

    ResponderExcluir
  3. Como foram citados anteriormente nos textos de Eliane Barbosa, a caatinga, bioma exclusivo brasileiro apresenta uma riquíssima diversidade tanto da fauna como da flora. No entanto, as ações antrópicas tem afetado o habitat de várias especies animais, dentre eles podem ser citados: as queimadas e o desmatamento que corroboram no afugentamento das espécies e por conseguinte á extinção.Além disso, a ganância gerada pelo capitalismo tem feito as aves reféns, literalmente, como aconteceu com o Azulão Do Nordeste.

    ResponderExcluir