domingo, 8 de novembro de 2015

Boquira: Bioma e Flora

Localizada na região do centro-sul baiano Boquira é um município nordestino que tem como bioma predominante a Caatinga. Com uma riquíssima flora adaptada ao clime seco e quente apresenta como arvores espécificas desse ambiente, os Cactos, Algarobas, Juazeiros, Mandacaru dentre outras plantas que possuem uma forma de armazenamento de água incrivel, já que os periodos chuvosos são destinados em poucas épocas do ano.
A Agropecuária é um importante meio de sobrevivência da população, por aqui se plantam pés de
Cacto
Foto: Keisy Nattana
Umbuzeiro que sobrevivem até mais ou menos uns 100 anos, em épocas de grande estiagem suas raízes também são utilizadas como alimento, do seu fruto são produzidos doces, sorvetes e a famosa umbuzada. O Buriti também é outra rica planta presente neste ambiente, sendo utilizada para fabricação de doces, sobremesas e óleos. Não podendo esquecer do Pequi que pode ser degustado de várias formas, cozido no arroz, feijão, frango etc. Mas, como sempre o homem vem destruindo de forma impensada esse bioma tão rico, através de queimadas e desmatamento, o que acarreta não só na extinção de certos tipos de plantas como também afeta a fauna que necessita dessas mesmas arvores extintas para sua alimentação garantindo assim sua sobrevivência.


Juazeiro
Foto: Alessandra Figueiredo
Algaroba
Foto: Douglas Almeida



Umbuzeiro
Foto: Eliane Barbosa


















Pequi
Foto: Reprodução

























Postado por: Yasmim Ramos

5 comentários:

  1. Implementando um pouco mais, em Boquira existiu uma mineração a tempos atrás, onde houve muito desmatamento, pois para sua escavação necessitavam de um local limpo, a partir daí foi derrubada centenas de plantações essas no texto citado acima, fazendo também com que alguns animais fugissem dali, este foi um aspecto a que contribuiu para destruição da fauna e flora, assim como as extinções. Agora no solo da mineração não existe mais riquezas, como as árvores, arbustos e animais, e sim existindo um pedaço de terra sem vida, apenas com proeza de minério, hoje sem utilização alguma.

    ResponderExcluir
  2. A mineração pode afetar não só o local onde ocorre desmatamentos, mas como também a água e o ar de toda a região. Inúmeros problemas pode gerar, inclusive na saúde da população boquirense, como já teve vários casos.
    A extração causa enormes prejuízos a Bacia, como por exemplo, na retirada de minério a vegetação é suprimida, os solos retirados, os lençóis freáticos rebaixados, causando poluição, erosão e assoreamento.

    Keisy Nattana Carvalho Silva

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto. Trata de forma detalhada do boina, fazendo também uma análise das principais árvores da região, bem como de sua importância para a população do local.

    Alessandra Figueiredo

    ResponderExcluir
  4. Trata de forma detalhada do Bioma"
    Alessandra

    ResponderExcluir
  5. Gostei da iniciativa.Mas existe muito mais a ser mostrado, como muitas herbáceas nativas do sertão. Observe que algumas espécies não são nativas. A algaroba por exemplo é exótica, foi "introduzida erroneamente num plano de recuperação de áreas degradadas"????

    ResponderExcluir